Compartilhe com seus amigos!
Artigos Populares
Categorias

Meu notebook esta lento, o que fazer?

notebook_lentoSe você veio parar aqui neste artigo, é porque, provavelmente, seu notebook está lento, não é mesmo? Ele está demorando muito para realizar uma tarefa que antes era realizada em poucos instantes.

Mas por que seu notebook está lento?

Não há como eu lhe dizer o que está acontecendo com seu notebook, cada caso é um caso, porém, existem algumas situações que podem estar ocorrendo e ocasionando a lentidão do mesmo. Veja algumas possíveis causas:

  • Vírus;
  • Excesso de arquivos temporários;
  • Superaquecimento;

Como amenizar esta lentidão?

Existem alguns processos que auxiliam na otimização do desempenho do computador, seja ele desktop ou notebook.

1- procure por malwares

Isso mesmo, malwares (vírus, spywares, keyloggers) podem ser a causa de toda a lentidão do seu notebook. Para evitar a aquisição destes indesejáveis parasitas, eu creio que você já utilize um bom antivírus. Mas nem sempre os softwares antivírus conseguem detectar os malwares mais elaborados, por isso, é recomendável a utilização de um firewall e um antispyware em conjunto com este antivírus.

Existem alguns softwares de segurança muito eficazes, os que eu utilizo e recomendo são o avast! Free AntivírusComodo Firewall e o Super Antispyware.

Faça uma varredura completa no seu computador, inclusive nos discos removíveis. Ao terminar a varredura, se o problema com a lentidão não for solucionado, siga para o próximo passo.

2- limpeza de arquivos temporários e registro

Fazer as limpezas de arquivos temporários e do registro do computador por amenizar a lentidão, isto porque estes arquivos acabam ocupando espaço e roubando processamento sem finalidade alguma. Para removê-los, basta ter o CCleaner instalado em sua máquina.

Utilizar o desfragmentador de disco para poder desfragmentar o seu HD também é uma tarefa a se considerar.

3- programas que iniciam junto ao sistema

Existem alguns programas que iniciam junto com o sistema, ou seja, você liga o computador e eles já abrem sozinhos. Este tipo de inicialização pode ser prejudicial no desempenho do seu computador, portanto, é bem interessante bloquear a inicialização automática destes programas.

CCleaner, programa recomendado no passo anterior, auxilia no bloqueio da inicialização automática deles. Mas é bem importante que você tenha atenção, pois existem alguns programas que são essenciais para o funcionamento correto do sistema operacional, então, se você não conhecer um determinado software na lista de inicialização automática, não o bloqueie.

4- atualize os drivers

Atualizar os drivers pode resolver a lentidão, às vezes alguns processos/malwares danificam os softwares mais importantes do computador, que são os drivers. São eles que controlam o som, a imagem e vários outros componentes. A atualização dos drivers para uma versão mais recente, além de corrigir os danificados, elimina alguns bugs encontrados e corrigidos pelos desenvolvedores do software.

5- Atualize o hardware

Caso nenhuma dica acima fez efeito, é sinal que os componentes físicos do seu computador estão ultrapassados demais para realizar as tarefas que você está tentando executar, portanto, é interessante que você junte uma graninha para atualizar seu computador com peças mais modernas e robustas.

Conclusão

Este artigo tem a finalidade de lhe auxiliar a encontrar o problema de lentidão do seu PC que está lhe atrapalhando a trabalhar e se divertir com ele.

Caso ele tenha sido útil e ajudado a solucionar seu problema, deixe um comentário abaixo, caso contrário, comente também. Sua opinião é muito relevante para mim.

Artigo: Matheus Beck.

Mais artigos sobre este tema:

    PC Lento © - Todos os Direitos Reservados - Politica de Privacidade